quinta-feira, 19 de julho de 2012

Lição 4 Superando os traumas da violência social 22 de Julho de 2012

Lições Bíblicas CPAD
Jovens e Adultos
3º Trimestre de 2012
Título: 

Vencendo as aflições da vida — Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas
Comentarista: Eliezer de Lira e Silva
 

VIDEOS

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3





PARTE 4


PARTE 5





Lição 4 Superando os traumas da violência social 
22 de Julho de 2012


TEXTO ÁUREO


“A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência” (Gn 6.11).


VERDADE PRÁTICA


A Igreja de Cristo deve acolher, com amor e hospitalidade, toda pessoa vítima de violência.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


Gênesis 6.5-12.


5 - E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6 - Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.
7 - E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8 - Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
9 - Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus.
10 - E gerou Noé três filhos: Sem, Cam e Jafé.
11 - A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
12 - E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

INTRODUÇÃO
Os traumas pode-se referirem tanto a físico (lesão local proveniente de um agente vulnerante), como a psicológico (agressão ou experiência psicológica muito violenta). Embora a violência social resulte também em trauma físico, enfatizaremos o psicológico.
É normal, sentirmos medo quando nos imaginamos em perigo, ou quando realmente nos encontramos em perigo. O medo protege-nos de grande danos. Algumas classes de medos são consequências de fatores que nos cercam sendo eles diretos ou indiretos que nos dão uma insegurança no que se refere a capacidade de solucionar um problema. Enquanto o medo é uma preocupação, também chamado de ansiedade, não deve ser confundido por fobia, que é um medo irracional. E um dos principais fatores que têm causado o medo é o chamado violência social. Alguns atribuem a violência social à pobreza. Pobre, na verdade, é esse argumento! Como sabemos, a violência no mundo é um dos terríveis efeitos do pecado, até porquê, o primeiro homicídio da história aconteceu já na segunda geração dos seres humanos, quando caim matou o seu irmão Abel (Gn 4.1-10). Infelizmente a violência faz parte do dia a dia nas cidades, principalmente nas grandes cidades. 


I - A VIOLÊNCIA IMPERA SOBRE A TERRA


1.  A origem da violência. Antes de mais nada, precisamos enter que a violência é fruto do pecado. Como já dissemos, após a queda no Éden, Caim, o filho de Adão, matou Abel, seu próprio irmão. Deve-se levar em consideração o contexto social em que ambos estavam inseridos. Onde eles estavam habitando? Quem habitava com eles? Quem foram os seus educadores? Como era o modelo de vida que eles levavam em relação a violência? 
Pois bem, embora os Caim e Abel não estarem mais habitando no Éden, isso não faria diferença alguma, pelo motivo de seus pais, que mesmo habitando lá foram flexíveis ao pecado. Isso implica em dizer que eu posso conviver no melhor jardim - na melhor igreja - ouvindo da melhor palavra, os melhores ensinos, onde tudo há paz e comunhão e mesmo assim ser flexível ao pecado. Pois a resistência ao pecado depende de uma verdadeira comunhão com Deus - oração, leitura bíblica, jejum, louvor e atividade eclesiástica com koinonia (união) vertical e horizontal. Talvez você diga: -se eu fosse educado pelo próprio Deus diretamente como Adão eu não teria cometido pecado! Talvez o mesmo Adão teria pensado a mesma coisa. Mas, pecou! E assim como Adão não tinha um modelo de desobediência para desobedecer, Caim também não tinha um modelo de violência para assassinar seu irmão. Alguém pode afirmar que Caim foi influenciado por Satanás que antes influenciara a Eva. Daí outro questionamento: quem influenciou a Satanás? Como sabemos ele foi um querubim ungido (Ezequiel 28.13-19). Não obstante sendo a categoria mais elevada de anjo, pecou. Mas onde nasceu esse pecado? No versículo 15 encontramos a resposta: "...etá que se achou iniquidade em ti." Assim como o pecado se formou dentro do próprio querubim, o mesmo pecado não deixa de ser intrínseco, inerente, peculiar ao homem. Por causa do pecado somos inclinados a resolver as coisas impondo nossa força de forma brutal.


2. A multiplicação da violência. Provavelmente estes dados não diferiam se houvesse IBGE na dispensação do governo humano, e fizesse um senso acerca da violência. A Bíblia nos relata sobre Lameque que fez uma canção e contou a suas duas mulheres os motivos pelos quais matou dois homens (Gn 4.23-24). Lembremo-nos que nos dias que antecederam o dilúvio, a terra encheu-se de violência, de modo que ficou insustentável a vida na Terra (Gn 6.1-7).



3. A violência na sociedade atual. Segundo o RISPA, dados coletados em 2009, em Pernambuco morrem 5,9 em cada 100.00 habitantes morrem de AIDS por ano. 20,3 por acidente de transporte, 51.859 por causa mal definida, dentre elas um amplo resultado de violência. "O índice de assassinatos de crianças e adolescentes, com idades entre 0 e 19 anos, cresceu 346% nos últimos 30 anos no Brasil. Os dados são do estudo Mapa da Violência 2012 - "Crianças e Adolescentes do Brasil" divulgado nesta quarta-feira.Segundo o documento, tal vulnerabilidade coloca o Brasil como o 4º quarto país mais violento para essa faixa da população e o 12º com mais mortes em acidentes de trânsito. Dados do Mapa da Violência colocam Brasil como o 4º país mais violento para crianças e adolescentes no mundo. Estados com piores índices são Bahia e Espírito Santo. Em 2011, foram atendidas no Brasil vítimas de agressão 6.132 crianças, enquanto 1.607 jovens entre 15 e 19 anos foram parar nos hospitais por causa de violência física."





II - VIOLÊNCIA UM PROBLEMA DE TODOS
1. Quando o crente é perseguido. A Igreja não está isenta de sofrer violência. Se observarmos os acontecimentos atuais acerca dos crentes que sofrem perseguições em toda parte do mundo, ficaremos espantados e nos disponibilizaríamos mais para interceder por todos esses servos do Senhor. Se olharmos para o oriente hoje, podemos ver uma Igreja confessante e mártir que mesmo diante da morte não abandonam sua fé. Embora no ocidente tenhamos uma Igreja menos perseguida e semelhante Sardes, coisificada e necrosada. Podemos perceber os remanescentes ocidentais, afinal os rabiscos nunca deixaram de permanecerem nos ramos (Is 17.6). Quantos testemunhos ouvimos contar em nossos cultos de oração acerca das vitórias que Painho concede aos que o buscam nas perseguições. O que dizer dos Heróis da fé (Hb 11.1-40); dos pais da Igreja e dos heróis atuais! Nosso Deus é o mesmo! Ele tem descanso para nós mesmo na tempestade.
2. A Igreja pode denunciar a violência através de ações. Podemos atuar de forma ativa preparando as pessoas que sofreram com a violência. Quantas mulheres sofrem algum tipo de violência doméstica ou sexual! Precisamos estar prontos para não apenas receber estas mulheres, mas para tratá-las nos diversos aspectos atingidos pela violência vivida, seja no sentido espiritual e psicológico, seja no sentido material, pois muitas não podem retornar as suas casas e precisa mudar de vida e de residência. 
Conclusão
"Por que razão permite Deus que o seu povo amado Sofra assim? Muitas vezes se tem feito essa pergunta e a resposta é simples: é porque Ele ama esse povo!. Embora há outras razões, mas a principal é essa - Ele nos ama. "Porque o Senhor corrige a quem ama" e se o coração se desviar tornar-se-á necessária a disciplina. Se na fornalha da aflição, a escória separa-se do metal precioso, sendo aquela consumida. Ainda mais quando suportamos a correção de Deus, Ele nos trata como filhos; e se sofremos com paciência cada provação pela qual Ele nos faz passar dará em resultado mais uma bênção para nossa alma."


EXERCÍCIOS
1. De acordo com a lição, qual a origem da violência?
R. As Escrituras Sagradas mostram que a violência é o resultado direto da rebelião de Adão e Eva contra Deus.
2. A disposição de Caim para o mal é evidenciada em quem?
REm Lameque, pois além de matar dois homens, ele louva os próprios crimes.
3. Como a igreja deve postar-se ante a violência?
R. Como voz profética de Deus contra todos os tipos de violência.
4. Qual é a mensagem para a igreja de Cristo que podemos encontrar na parábola do bom samaritano?
R. Devemos cuidar e amparar as vítimas da violência.
5. Quais ações a Igreja do Senhor pode empreender para auxiliar as vítimas de atos violentos a superarem os traumas?
R. Clamar a Deus pela nossa sociedade e acolher devidamente os que sofreram algum tipo de violência, oferecendo-lhes conforto espiritual, moral e emocional.

Referências Bibliográficas 
KNIGHT, A.; ANGLIN, W. História do Cristianismo - Dos apóstolos do Senhor Jesus ao século xx. Rio de Janeiro: CPAD, 2010 
COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.  
SANFORD, Doris. Criança pergunta cada coisa. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcos 16:15 15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Marcos 16:15 15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Banco do Brasil, Agencia 1301-3 conta 43184-2 Titular Devaldo Lemos da Costa (Conjuge)