“E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.” (Mateus 14:23, referenciado também em Marcos 6:46-47)
“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.” (Lucas 6:12)
“E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.” (Lucas 9:28, a referência anterior ao mesmo evento ocorreu em Marcos 9:2)
Diz apalavra do Senhor que estando Neemias filho de Heucalias em susã a fortaleza veio há ele seu irmão Hanani e alguns de Judá. Neemias então pergunta para eles pelos os judeus que escaparam do cativeiro a cerca de Jerusalém; então responderam que o restante ficou em grande miséria e desprezo e os muros de Jerusalém fendidos e as suas portas queimadas há fogo. E sucedeu que ouvindo Neemias estas palavra assentou-se chorou e se lamentou por alguns dias e jejuando e orando perante Deus, em favor daquele povo. começa Neemias há falar com Deus; Há Senhor Deus dos céus grande e terrível que guarda o concerto com aqueles que te ama e guarda os seus mandamentos.esteja pois atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos há oração do teu servo que hoje faço perante te de dia e de noite,pelos filhos de Israel teus servos.Neemias então começa sua oração de uma forma que mim faz lembrar da oração de Daniel.olha o como se começa uma oração ; e orei ao Senhor meu Deus grande e tremendo que guarda o concerto e há misericórdia p com os que te ama e guarda os teus mandamentos.pecamos e cometemos iniquidades e procedemos impiamente e fomos rebeldes apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos.essa e oração de Daniel cap. 9 v 4 e 5.agora vamos ver como Neemias começa há sua oração cp1 v 5 e 7 .há Senhor Deus dos céus Deus grande e terrível que guarda o concerto com aqueles que te ama e guarda os teus mandamentos.de tudo nos corrompemos contra ti e não guardamos os teus mandamentos e nem os estatutos nem o juízo que ordenaste a Moisés teu servo. Podemos ver que tanto Neemias quanto Daniel, começam sua oração adorando e engrandecendo o Deus todo poderoso e confessando o seu pecado e o pecado do povo de israel. oração de Neemias dirige sua oração somente há Deus. E em sua oração faz então seis pedidos para Deus;
1 ped.; esteja atentos os teus ouvidos. 2 ped.; e os teus olhos aberto. 3 ped.; lembra-te, pois da palavra que ordenaste há Moisés teu servo; 4 ped. esteja, pois atentos os teus ouvidos a oração do teu servo e a oração dos teus servos. 5 ped. faz prosperar hoje o teu servo. 6 ped. dai-lhe graças perante este homem orei.
O que mim chama atenção e que Neemias orou no mês de quisleu que p nos representa o mês de dezembro, e só obteve resposta no mês de nisã, ou seja, quatro meses depois, pois nisã representa para nos o mês de abril. Quando foi apresentar-se perante o rei, pois ele era copeiro do rei. Diz a palavra do Senhor que Neemias apareceu tão triste diante do rei a ponto do rei lhe perguntar por que estar triste Neemias se não estar doente?E isso tristeza do coração. Então ele responde para o rei como não estaria triste estando à cidade dos sepulcros dos meus pais fendida e as suas portas queimadas há fogo. o rei então pergunta p ele o que queres.em tão antes de lhes responder ele ora há Deus .e pede se e do agrado do rei peço te que mim envie ate Judá p que possa edificar a cidade dos sepulcros dos meus pais.o Rei pergunta quanto tempo ele precisa p a edificação dos muros da cidade.assim como Neemias determina para com Deus hoje em quanto tempo você que ele resolva a sua situação.determine pra co Deus e Ele te respondera no tempo determinado. Neemias não contou nada para ninguém o propósito que Deus colocou e seu coração. Um tempo depois os seus inimigos sambalate e Tobias descobrem que alguém se preocupava com o bem do povo de Israel começa então um complô contra Neemias, a ponto de planejarem a morte de Neemias e os outros. Mas não conseguiram, pois sabendo Neemias da conspiração contra eles então oraram ao Senhor e seus inimigos retrocederam. Enviaram ate falsos profetas há Neemias, mas como ele tinha visão de Deus não se Deixou enganar.
O texto do chamado de Jeremias nos ajuda a entrar no mistério da nossa vocação: fazes memória de quando foste também chamada pelo Senhor e como respondeste ao apelo celeste? Quais são os medos que acompanham a vocação de um jovem ao doar-se plenamente a Deus e à sua Palavra?
Lendo os oráculos proféticos se descobre indiretamente o estado de pecado da sociedade daquele tempo: orgulho, inveja, maledicências, iniqüidade, injustiça para com o povo, ambiguidade e ritualismos externos, falta de fé, interesses econômicos, conquistas de poder. Os males de ontem, de hoje e de sempre: o jovem profeta foi chamado por Javé para «gritar a verdade» para a conversão e a salvação. > Quem são os profetas em nossa sociedade? > Somos capazes de ouvir a Palavra de Deus e colocá-la no centro da nossa vida espiritual? > Como vivemos a obediência à Palavra de Deus e à sua vontade?
3. Somos chamadas e viver como Jeremias a vigilância, a ser como «flores de amendoeira» que anunciam a esperança futura: quais são os sinais positivos que percebes hoje na tua comunidade?
1ª fase - preparação para a oração. Versículo três. Tem muitas pessoas que se dizem servos, vivem passando revelações, sem estar se preparando; o versículo três nos ensina a como nos preparar e se separar para Deus.
2ª fase - reconhecimento de Deus O versículo quatro nos ensina a louvar e adorar a Deus, reconhecimento de Deus como o Deus todo poderoso, majestoso, tremendo, misericordioso,...
3ª fase - confissão O versículo cinco nos mostra que Daniel confessa o pecado de seu povo (Israel) e também o seu próprio pecado. Devemos seguir o exemplo de Daniel. A Confissão de pecados é sempre acompanhada de arrependimento (deixar a iniqüidade) e da obediência a verdade, ou seja, atender o que Deus deseja de nós.
4ª fase - pedidos O versículo 16 em diante nos mostra que Daniel pede pelo povo que está em cativeiro a cerca de setenta anos. Ele é direto e objetivo no que pede, devemos ser diretos e objetivos nos nossos pedidos, não ficar dizendo Senhor tu sabe o que eu preciso, fale a Deus o que você precisa.
5ª fase - a resposta de Deus Nos versículos 21 a 23 nos mostra que a resposta de Deus é imediata. O Livro é escrito em tempos de perseguição e sofrimento. Por meio de histórias e de visões, o autor procura explicar aos judeus as razões por que eles estão sendo perseguidos e também os anima a continuarem fiéis a Deus. O livro se divide em duas partes. A primeira (caps. 1-6) conta histórias a respeito de Daniel e dos seus companheiros. A segunda (7-12) relata visões de vários impérios que aparecem e depois desaparecem. Elas mostram que os perseguidores serão derrotados e que a vitória final será do povo judeu.
Obs. Quando Deus envia Miguel para guerrear contra o príncipe da pérsia, o anjo guerreou para entregar a resposta a Daniel, mas não da oração do capítulo nove, mas sim das visões apocalípticas que ele estava tendo.
Ajuda
1. O que Daniel entendeu no primeiro ano de Dario? 2. O que Daniel confessou em sua oração a Deus? 3. Por que ele disse que Deus os tinha levado para outros países? 4. Qual maldição foi derramada sobre Israel? 5. Com que base Daniel implorou a Deus que deixasse sua ira? 6. O que Gabriel adiantou-se em fazer?
A oração de Daniel, confessando pecados e implorando misericórdia, 9:1-19
9:1-2 Este Dario é o mesmo mencionado em Daniel 5:31 e em Daniel 6. Daniel estava familiarizado com os escritos de Jeremias e agora entende a profecia do cativeiro durante setenta anos (Jeremias 25:9-11; 29:10). O próprio Daniel tinha sido levado em 605 a.C., e agora era o ano 536 a.C., quando a primeira leva retornou sob a liderança de Zorobabel (Esdras 1).
9:3-6 Daniel confessa a iniqüidade do povo, a rebelião contra Deus e a rejeição dos seus profetas.
9:7-10 Ele reconhece que a justiça pertence a Deus, mas a eles pertencia a confusão (vergonha) por causa da recusa deles de ouvirem a Deus.
9:11-15 Portanto, “a maldição” é derramada sobre Israel como foi pronunciada por Moisés (Deuteronômio 28; Levítico 26)
9:16-19 Na confissão, Daniel pede a Deus que retire sua ira de cima deles e implora misericórdia. Ele pede perdão, não na base da retidão deles, mas pela grande misericórdia de Deus.
9:20-23 Enquanto Daniel estava orando Gabriel apareceu (8:15-16) para dar-lhe entendimento.
Daniel foi deportado, enquanto adolescente, no ano de 605 aC, para a Babilônia, onde viveu mais de sessentas anos. Possivelmente fosse de uma família de classe alta de Jerusalém. Isaias e Ezequias (Is 39.7) haviam profetizado a deportação para a Babilônia dos descendentes da família real. Inicialmente, Daniel serviu como estagiário na corte de Nabucodonosor. Mais tarde, tornou-se conselheiro de reis estrangeiros.
A importância de Daniel como profeta foi confirmada por Jesus em Mt 24.15.
O nome Daniel significa “Deus é meu juiz” Sua inabalável consagração a Jeová e sua lealdade ao povo de Deus comprovaram fortemente essa verdade na vida de Daniel.
Ezeq 37.7 Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. Enquanto eu falava, ouvi um barulho. Eram os ossos se ajuntando uns com os outros, cada um no seu próprio lugar. 1- o barulho dos ossos= quer dizer a formação das almas dos mortos, se preparando para a ressurreição, de Adão até a morte de Yahushuah; que também é usada como a descida do Espírito Santo, no dia de Pentecostes;
2- o ajuntar-se uns aos outros= quer dizer a formação das almas dos mortos, se preparando para a ressurreição; que também se pode usar para a compreenção das línguas, que cada um ouvia os outros falar na sua própria língua;
Ezeq 37.8 Enquanto eu olhava, os ossos se cobriram de tendões e músculos e depois de pele. Porém não havia respiração nos corpos. Ezeq 37.9 Então o Eterno Deus Yahuh me disse: — Homem mortal, profetize para o vento (Espírito). Diga que o Eterno Deus Yahuh está mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam de novo.
1- o se cobriram de músculos, tendões e de pele=é a formação dos corpos das almas, que iriam receber o Espírito para voltar a viver, ou seja: ressuscitar Mat. 27;52 e 53. 2- o vento vir e entrar nos corpos das pessoas para que vivas= é a ressurreição das almas de Adão até a morte de Yahushuah. Que também se pode ilustrar como a efusão do Espírito Santo do Eterno Deus Yahuh na vida de cada um;
“ E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus. Porque tirou os altares dos deuses estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques. E mandou a Judá que buscasse ao Senhor Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento. Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens; e sob ele o reino esteve em paz. Eedificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o Senhor lhe dera repouso. Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda é nossa, pois buscamos ao Senhor nosso Deus; buscamo-lo, e deu-nos repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram” 2 Crônicas 14.2-7.
Às vezes para alguém prosperar tem que primeiro fazer uma faxina. Foi isto o que o rei Asa de Judá fez. Este relato começa dizendo que Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus. Mas, concretamente, o que foi que ele fez? Fez uma faxina espiritual em seu reino.
A primeira coisa que ele fez foi tirar os altares dos deuses estranhos. Isto parece até uma tremenda contradição. Então havia altares dedicados a deuses estranhos no meio do povo de Deus? Sim, certamente. O mesmo povo que vira sinais, prodígios e maravilhas da parte de Deus, o mesmo povo que saíra do Egito com mão poderosa e braço estendido, teve o desplante de afrontar o Deus todo-poderoso adorando a deuses pagãos, imagens de escultura, demônios, na realidade.
Em nossos dias, dias de crise, dias de recessão, dias de miséria e fome, o povo de Deus tem buscado uma saída, pela fé, pela oração, pela confiança em Deus, para prosperarem no meio dos desdouros de nossa era.
O problema é que muitos fiéis à religião não tem recebido essas bênçãos. A prosperidade tem andado longe deles.
Será que estão fazendo uma faxina abençoada em suas vidas? Você pensa que não é possível, até hoje, mantermos altares de deuses estranhos em nosso meio? É possível, sim. Não altares de bronze, ou prata, ou pedra, mas altares espirituais, adoração estranha, culto espúrio, incenso falsificado.
É incrível como tantos estão inconscientes a isto.
Asa mandou que o povo buscasse ao Senhor e tirou das cidades de Judá as imagens e os altos. Que abençoada faxina! Qual foi a conseqüência disto?
“E sob ele o reino esteve em paz. E edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o Senhor lhe dera repouso. Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda é nossa, pois buscamos ao Senhor nosso Deus; buscamo-lo, e deu-nos repouso de todos os lados”.
Que maravilha, não foi?
Enquanto a terra ainda é nossa, vamos aproveitar. Enquanto ainda podemos pregar o santo Evangelho de Cristo, vamos aproveitar. Enquanto ainda podemos freqüentar nossas igrejas, vamos aproveitar. Enquanto ainda temos liberdade de expressão, vamos aproveitar. Como disse o profeta:
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Is 55:6.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
O texto do chamado de Jeremias nos ajuda a entrar no mistério da nossa vocação: fazes memória de quando foste também chamada pelo Senhor e como respondeste ao apelo celeste? Quais são os medos que acompanham a vocação de um jovem ao doar-se plenamente a Deus e à sua Palavra? Lendo os oráculos proféticos se descobre indiretamente o estado de pecado da sociedade daquele tempo: orgulho, inveja, maledicências, iniqüidade, injustiça para com o povo, ambiguidade e ritualismos externos, falta de fé, interesses econômicos, conquistas de poder. Os males de ontem, de hoje e de sempre: o jovem profeta foi chamado por Javé para «gritar a verdade» para a conversão e a salvação. > Quem são os profetas em nossa sociedade? > Somos capazes de ouvir a Palavra de Deus e colocá-la no centro da nossa vida espiritual? > Como vivemos a obediência à Palavra de Deus e à sua vontade? 3. Somos chamadas e viver como Jeremias a vigilância, a ser como «flores de amendoeira» que anunciam a esperança futura: quais são os sinais positivos que percebes hoje na tua comunidade?
OLA POVO DE DEUS A PAZ DO SENHOR JESUS PARA TODOS....EU QUERO CHAMAR A VOSSA ATENÇÃO VAI AQUI UMA RECEITA MUITO ESPECIAL SÓ VAI FAZER ESSA RECEITA AQUELE QUE VERDADEIRAMENTE QUE ENTRAR NA CIDADE SANTA QUE JESUS FOI PREPARAR PARA OS LAVADOS E REMIDO PELO SANGUE DO CORDEIRO; INGREDIENTE UMA VIDA SANTA DIANTE DE DEUS ...TENDO O VERDADEIRO AMOR NO CORAÇÃO...GOZO ...PAZ...LONGANIMIDADE..BENIGNIDADE....BONDADE... FÉ E TEMPERANÇA...............MODO DE PREPARO,PRESTE BEM ATENÇAO PARA NAO DA ERRADO...........AFASTE DE TE A IDOLATRIA...A BEBEDICE.... A FEITIÇARIA.....INIMIZADE...IRA .....PORFIAS....DISSENÇOES... HERESIAS....PROSTITUIÇAO....E OS 2 ULTIMOS ENGREDIENTES QUE JAMAIS PODE TER NA VIDA DO CIDADAO QUE DESEJA ENTRAR NESSE CIDADE SANTA QUE JESUS FOI PREPARAR...É A INVEJA E PRINCIPALMENTE A INVEJA ESPIRITUAL CONTRA SEU IRMAO QUE DEUS TEM HONRRADO ESPIREITUALMENTE......E O ULTIMO É O ESPIRITO DE VANGLORIA .......IRMAOS.....ISSO É MUITOOOOOO SERIO, TEM PESSOAS SE VANGLORIADO COM OS DONS QUE O SENHOR PELA INFINITA MISERICORDIA TEM DADO.ESTAO QUERENDO PEGAR A GLORIA QUE É DE DEUS....DEIXANDO O ESPIRITO DE ALTIVEZ PENETRAR EM SEU CORAÇAO....VAMOS VIGIAR POVO DE DEUS POIS A HORRA E GLORIA É PARA JESUS DE NAZARE ......NAO ESQUEÇA QUE TODOS QUE A EXALTA A SE MESMO O SENHOR DERRUBA NAO FICA DE PE...VAMOS USAR A FERRAMENTA QUE DEUS TEM NOS DADO COM SABEDORIA E INTELIGENCIA PARA QUE NAO QUEBRE E NEM SEJA TOMADA.........TENHO OBSERVADOS MUITOS QUE TEM FEITO ISSO...MAS QUE DEUS TENHA MISERICORDIA E DESPERTE EM QUANTO A TEMPO.....E QUE DIMINUA NOS E CRESÇA DEUS EM NOSSA VIDAS......FICA A ALERTA PARA TODOS NOS....E A PAZ DE JESUS P TODOS...
Relata em detalhes o modo de vida e as perseguições que sofreram os cristãos primitivos, e como foram martirizados. Mostra também o comovente testemunho de fé e coragem de muitos outros cristãos que preferiram a morte do que negar a fé no/do evangelho; fosse pelo fogo, pela espada ou pelas feras nas arenas, refugiando-se em cavernas e catacumbas para escaparem da perseguição Romana. Relata também os meios de tortura utilizados na "Santa Inquisição" na Idade Média; a história de William Tyndale, dos Anabatistas, e dos Valdenses chegando até os dias de hoje.
Relata em detalhes o modo de vida e as perseguições que sofreram os cristãos primitivos, e como foram martirizados. Mostra também o comovente testemunho de fé e coragem de muitos outros cristãos que preferiram a morte do que negar a fé no/do evangelho; fosse pelo fogo, pela espada ou pelas feras nas arenas, refugiando-se em cavernas e catacumbas para escaparem da perseguição Romana. Relata também os meios de tortura utilizados na "Santa Inquisição" na Idade Média; a história de William Tyndale, dos Anabatistas, e dos Valdenses chegando até os dias de hoje.
1ª fase - preparação para a oração.
Versículo três. Tem muitas pessoas que se dizem servos, vivem passando revelações, sem estar se preparando;
o versículo três nos ensina a como nos preparar e se separar para Deus.
2ª fase - reconhecimento de Deus
O versículo quatro nos ensina a louvar e adorar a Deus, reconhecimento de Deus como o Deus todo poderoso, majestoso, tremendo, misericordioso,...
3ª fase - confissão
O versículo cinco nos mostra que Daniel confessa o pecado de seu povo (Israel) e também o seu próprio pecado. Devemos seguir o exemplo de Daniel. A Confissão de pecados é sempre acompanhada de arrependimento (deixar a iniqüidade) e da obediência a verdade, ou seja, atender o que Deus deseja de nós.
4ª fase - pedidos
O versículo 16 em diante nos mostra que Daniel pede pelo povo que está em cativeiro a cerca de setenta anos. Ele é direto e objetivo no que pede, devemos ser diretos e objetivos nos nossos pedidos, não ficar dizendo Senhor tu sabe o que eu preciso, fale a Deus o que você precisa.
5ª fase - a resposta de Deus
Nos versículos 21 a 23 nos mostra que a resposta de Deus é imediata.
O Livro é escrito em tempos de perseguição e sofrimento. Por meio de histórias e de visões, o autor procura explicar aos judeus as razões por que eles estão sendo perseguidos e também os anima a continuarem fiéis a Deus. O livro se divide em duas partes. A primeira (caps. 1-6) conta histórias a respeito de Daniel e dos seus companheiros. A segunda (7-12) relata visões de vários impérios que aparecem e depois desaparecem. Elas mostram que os perseguidores serão derrotados e que a vitória final será do povo judeu.
Obs. Quando Deus envia Miguel para guerrear contra o príncipe da pérsia, o anjo guerreou para entregar a resposta a Daniel, mas não da oração do capítulo nove, mas sim das visões apocalípticas que ele estava tendo.
Ajuda
1. O que Daniel entendeu no primeiro ano de Dario?
2. O que Daniel confessou em sua oração a Deus?
3. Por que ele disse que Deus os tinha levado para outros países?
4. Qual maldição foi derramada sobre Israel?
5. Com que base Daniel implorou a Deus que deixasse sua ira?
6. O que Gabriel adiantou-se em fazer?
A oração de Daniel, confessando pecados e implorando misericórdia, 9:1-19
9:1-2 Este Dario é o mesmo mencionado em Daniel 5:31 e em Daniel 6. Daniel estava familiarizado com os escritos de Jeremias e agora entende a profecia do cativeiro durante setenta anos (Jeremias 25:9-11; 29:10). O próprio Daniel tinha sido levado em 605 a.C., e agora era o ano 536 a.C., quando a primeira leva retornou sob a liderança de Zorobabel (Esdras 1).
9:3-6 Daniel confessa a iniqüidade do povo, a rebelião contra Deus e a rejeição dos seus profetas.
9:7-10 Ele reconhece que a justiça pertence a Deus, mas a eles pertencia a confusão (vergonha) por causa da recusa deles de ouvirem a Deus.
9:11-15 Portanto, “a maldição” é derramada sobre Israel como foi pronunciada por Moisés (Deuteronômio 28; Levítico 26)
9:16-19 Na confissão, Daniel pede a Deus que retire sua ira de cima deles e implora
misericórdia. Ele pede perdão, não na base da retidão deles, mas pela grande misericórdia de Deus.
9:20-23 Enquanto Daniel estava orando Gabriel apareceu (8:15-16) para dar-lhe
entendimento.
Daniel foi deportado, enquanto adolescente, no ano de 605 aC, para a Babilônia, onde viveu mais de sessentas anos. Possivelmente fosse de uma família de classe alta de Jerusalém. Isaias e Ezequias (Is 39.7) haviam profetizado a deportação para a Babilônia dos descendentes da família real. Inicialmente, Daniel serviu como estagiário na corte de Nabucodonosor. Mais tarde, tornou-se conselheiro de reis estrangeiros.
A importância de Daniel como profeta foi confirmada por Jesus em Mt 24.15.
O nome Daniel significa “Deus é meu juiz” Sua inabalável consagração a Jeová e sua lealdade ao povo de Deus comprovaram fortemente essa verdade na vida de Daniel.